quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Renovação



Esse foi um testo que fiz para uma seleção de autores, infelizmente tinha autores  melhores que eu, mas o texto não é de conteúdo medíocre, então achei que seria legal colocar uma historia que eu mesmo fiz, na verdade é um capitulo do livro por isso é bem breve.

Já passava do meio dia, mas eu não me importava já estava tudo perdido, de que adianta se encurralar mais, como um rato, para onde iriamos para onde fugiríamos, apesar das cortinas fechadas e o ventilador ligado o quarto estava abafado apenas pequenos fios de luz conseguiam transpor a cortina negra, eu estava mal, finalmente chegara vinte um de dezembro de dois mil e dose, eu sou uma pessoa que costuma a acreditar em lendas, acho que foi meu pai que me ensinou ser assim, por falar nisso tínhamos brigado no dia anterior, não me lembro de mais o porque, motivos estúpidos como presentes de natal ou algo sobre minha namorada vir passar o natal ou não, não importa mais.
Uma leve batida ressoou na porta do quarto, era Suzi acabara de chegar de viagem, ela tinha as lindas feições marcadas pelo cansaço da viagem, suas lindas madeixas  negras escondiam seus olhos azuis, ela olhou para mim  pedindo ou implorando por cuidados, ao sentar na cama me deu um rápido beijo e deitou a cabeça em meus ombros.

Apesar do cansaço ela conseguiu ler em meu rosto o que me atormentava.

___Gaspar são apenas lendas, pelo menos o mundo vai esperar ate nos casarmos __ ela fala com a suave voz de uma pessoa já esta entrando no mundo dos sonhos, talvez ela tivesse razão, talvez nuca acontecesse, há deitei no travesseiro de penas e sai do quarto, a rua lá embaixo estava um caos como todos os dias, mas eu nunca estava ali naquele horário, grandes nuvens de vapor subiam tornando abafado os apartamentos do decimo andar.

Mas o que fazer ao meio dia quando esta em casa? liguei a TV e o tele jornal passava imagens de enchentes, claro os sensacionalistas mostravam as imagens dos piores ângulos, dando a ideia de caos, claro era ruim mas não o fim do mundo, irônico pensar assim não ? Não era um pavor que eu sentia era como a ansiedade que uma criança sente na véspera de natal esperando ganhar algo, eu esperava que algo acontecesse de estranho naquele dia, o jornal anunciava catástrofes, guerras, acidentes, crimes, era com se o mundo sufocasse, como se estivesse sobrecarregado e o sistema e estivesse entrando numa lenta e excruciante pane, uma hora o sistema iria falhar.
  
O apartamento ficou abafado de mais para mim, troquei de roupa e sai, não sabia o que fazer ou para onde ir, principalmente naquela quarta feira, péssimo dia para tirar folga, não?
  
Fui caminhar em um pequeno parque que tinha à algumas quadras da minha casa, virei em uma rua onde pedestres abarrotavam as calçadas, carros enchiam o ar com gases poluente, no final da rua um índio, não , não e estranho ver um índio no centro da cidade, principalmente com calças jeans, tênis falsificado, uma camisa azul, com um cocar na cabeça e com o rosto pintado, mas esse era diferente, ele gritava com certo sotaque não era mineiro muito menos brasileiro, quando gritava ele apontava para uns discos de quarenta, cinquenta centímetros, dourados, não sei de que eram feitos, podia ser madeira ou isopor, tinham símbolos estranhos e no centro destes tinha um sol ele gritava, "o ciclo esta chegando ao fim fique de olho ,compre um calendário “acho que ele não vendeu muitos,  quem comprou não entendeu o que ele dizia e comprou achando que eram CDs pirata até mesmo porque ele tinha uma cara de pilantra, deve ter passado algumas temporadas no Rio de Janeiro, antes de vir para Minas .

Continuei andando, mas mudei a rota, em uma rua antes do parque tinha uma biblioteca, fui para lá, não acreditava realmente que o mundo acabaria, mas isse..., Eu também tinha interesse pela historia e ao ver aquele índio resolvi saber sobre esse calendário que me fizera deixar Suzi sonsinha, a biblioteca ficava em um prédio velho cheio de rachaduras, todo ano de eleição o prefeito prometia que parte da verba seria para a reforma da biblioteca seu slogan era "educação em primeiro lugar", a biblioteca deixou de ser popular quando o acesso à Internet, até tentaram atrair alguns jovens colocando meia dúzia de computadores velhos, o uso era gratuito mas apenas jovens delinquentes e meninas nojentas iam para lá navegar em redes sociais, os livros eram guardados em um grande salão fresco com grandes bancos e mesas de leitura, a  meia dúzia de computadores ficava no canto perto da porta, se algum ruído alto saísse daquele canto o individuo era convidado a se retirar, na cessão de historia peguei um grosso livro sobre mitos da América latina / América central. No inicio do capítulo que falava dos maias e seus deuses tinha uma pequena nota sobre o famoso calendário: “Em 2012 termina a chamada contagem longa dos maias, que completa um período de 5125 anos. Isso é algo real que pertence a sua tradição, é um fato, e eles acreditavam em que os finais de ciclos tinham a ver com transformação e renovação, não predisseram o fim do mundo”, mudanças, não aconteceria muita coisa ou aconteceria drasticamente, o telefone, tocou era Suzi querendo que eu voltasse, não queria ficar sonsinha, estava com medo, de que eu não sei.

Quando voltei para casa não estava tão agitado como na hora em que tinha acordado, Suzi estava no quarto assistia TV, segurava um copo raso e largo, tomava uma grande dose de conhaque, conhaque é uma bebida boa, mas para dias frios, nos países que nevam ele e uma das bebidas apreciadas, parecia pesado para aquela quente quarta-feira, mesmos assim ela bebido em pequenas doses, o que Suzi tinha?

A TV anunciava "após ser bloqueado pela OPEP o Irã anunciou o início dos testes nucleares, as autoridades internacionais estão tetaram um acordo pacifico, mas esta manha deu um ultimato ao Irã para que encerre o programa ou serão forçados a encera-lo, membros da união europeia e os estados unidos começaram a preparar sua defesas caso tenhamos um novo conflito em escala mundial.
também hoje vários atentados terroristas aconteceram na faixa de gaza e em parte da Europa, no oriente médio após a POSSE de um presidente radical, xiitas vão as ruas armados gritando pela jihad do novo milênio. Na Nova Zelândia o vulcão Tarawera entrou em erupção suas nuvens cinzentas cobrem todas as ilhas próximas, Lima capital do peru foi arrasada por um terremoto que atingiu 9,7 na escala Richter, maior que o terremoto que atingiu o Chile em 1960 que chegou a 9,5 na escala Richter ..."e foi tragédia atrás de tragédia, o mundo estava um caos, os ventos da mudança soprava abafados e caóticos, mais noticias sobre o aumento do nível do mar, no Brasil, enchentes e secas, violência e roubos, o Rio voltava a se embebedar naquela espécie de guerra civil contra o trafico.

Tudo o que fiz foi ligar para o meus pais, para irem lá para casa comer algo ficarmos juntos, tranquilizei Suzi e a roubei um lindo sorriso, começava sentir o apartamento refrescar. Meus pais chegaram, comemos, bebemos e conversamos, convivemos, o mundo estava em seu fim, ou estaria se preparando para se reiniciar? Mas uma coisa era certa, antes de melhorar ainda viria muito chumbo grosso, e enquanto tudo acontecia passamos juntos felizes curtindo vivendo o último momento tranquilo que poderíamos ter, não me importava mais com o mundo só com minha família.



Plínio Rezende
https://twitter.com/pliniof19




Um comentário:

  1. já havia lido a sua historia em outra ocasiao e ja tinha gostado.
    agora gostei mais ainda , só chamo atençao pra ottografia , que ainda precisa melhorar mas está muito bom . continue assim
    flw

    ResponderExcluir

leia tambem