sábado, 27 de abril de 2013

A alta definição de Jogado n°1

continue lendo...

James Haliday é um nerd bilionário, dono de uma das maiores empresas do ano de 2044. Sem um herdeiro legitimo, Heliday tem a ideia de transformar seu testamento em um dos maiores jogos já existente, implantando um easter egg em uma second live o OASIS , criada pelo próprio Haliday, o primeiro usuário do OASIS a encontrar o “ovo de pascoa “, uma espécie de código escondido na realidade vitural, onde a jave de todos os enigmas para achar o “ovo” está na cultura pop dos anos 80.

Wade Wats, vulgo Parzival, toma como objetivo de vida a encontrar o “ovo de pascoa” de Haliday, o que o faz passar horas logado no OASIS, praticamente revivendo os anos 80, passando horas vendo filmes como Star wars, jogando jogos da Atari, ouvindo musicas e discutindo sobre RPGs e livros da época, além de se viciar no mundo dos prazeres oferecidos por uma realidade virtual. Com a ajuda de Aech e outros usuários, Wade enfrenta vários perigos, os que uma realidade virtual e uma terra futurista distopia e destroçada.


Player 1 livro de 464 paginas, livro estreia do autor Ernest Cline, lançado no Brasil pela editora Leya.

O livro se mostra uma excelente narrativa desde as primeiras paginas, embora o livro seja um tanto grosso a narrativa flui com facilidade, isso pode ocorrer talvez porque Cline usa uma linguagem mais “jovial”, além de varias referencias, descaradas, piadas engraçadas, que surgem em doses homeopáticas no decorrer da trama, e o drama maravilhoso e envolvente.

Mas player 1° não vai atrai somente o “leitor nerd”, o livro também fala sobre diversos assuntos sociais, como o desinteresse das autoridades em relação as classes mais baixas, ao caminho rumo a sociedade extremamente diatópica, das horas que as pessoas passam logadas esquecendo o mondo real, e sobra ainda sobra espaço para falar sobre ecologia e danos coleterais causados pelo homem e seu egoísmo.

O livro é dividido em... 34 capítulos, mas ele lhe oferece outra forma de fazer sua leitura progredir mais rapidamente, três níveis dividem o livro, fazendo a curiosidade do leitor aumentar a cada pagina preta fazendo-o devorar o livro sem perceber. A arte da capa não foi alterada, é exatamente igual a da versão americana, exceto pelo nome do livro que de “player 1°” virou “jogador 1°”, o que não interfere em nada na história, a arte da capa foi pensada para dar uma impressão de neon e fibra ótica, ligando o mundo de 2044 ao nostálgicos anos 80.

Nem preciso dizer que o livro é uma ótima dica de leitura, então aproveitem e curtam o “JOGADOR 1°” de Ernest Cline.




Plínio Rezende 
@pliniof19

Um comentário:

  1. Olá!
    Faz tempo que quero ler esse livro mas ainda não consegui comprar.
    Já fazia meses que eu não comprava livros, mas quando comprar de novo vou tentar comprar.

    André Luiz
    www.viajandonoslivros.com

    ResponderExcluir

leia tambem