sábado, 28 de setembro de 2013

O ancião Eras passadas e tempos perdidos


Logo chegara minha vez. Precinto isso, o céu já não é mais azul e a relva verde já não cresce às margens da estrada. Não sinto medo da morte, mesmo que para mim ela não valha nada. Sinto apenas tristeza, tristeza de partir vendo minha amada Terra doente como esta e eu não poder fazer nada.


Ouve um tempo em que ela era saudável. Minha espécie também era numerosa, ocupávamos metades da superfície terrena. O ar era mais puro e a terra mais rica. Eu era capaz de sentir a energia percorrer todos os vasos de meu corpo.

No principio Deus caminhava por entre nos em longas caminhadas matinais. Elogiava nossa espécie e nos dava nomes, uma vez ou outra dava-nos frutos suculentos e macios. Era um tempo de paz. As águas eram cristalinas e as selvas densas numerosas, as montanhas eram altas e floridas.

Fiquei preocupado no dia que seres com armaduras de escamas, dentes longos e afiados surgiram vindos das entranhas da água. Eles atacaram muitas de minhas irmãs, mas com o passar das eras as feras se adaptaram ao nosso ambiente. Os mais fortes comiam os mais fracos, os mais fracos nos comiam e absorvíamos todos os seus mortos. Naqueles tempos eu tinha raízes rasas e uma fina de couraça de madeira, era um jovem com folhas verdes e longas, e meus frutos ainda eram duros e azedos, era tanta a alegria que sentia e prazer de dançar ao sopro do vento, juro que gostaria de ter saído do meu lugar e caminhado por aqueles bosques, mas por ordem do altíssimo minha espécie era proibida de sair de seu lugar de nascimento. Foi com o passar de milhões de eras que a natureza aos poucos foi promulgando as ordens de seu equilíbrio, e quando estava tudo pronto todos nós vivemos em paz. Animais raquíticos se abrigavam em meus galhos e pássaros nos traziam o saboroso néctar.

Então veio o longo inverno. A neve alva cobriu a superfície do globo, as nuvens se adensaram e cobriram a terra com uma sombria escuridão. Por séculos o sol não brilhou, das grandes feras as mais fracas morreram, sem ter mais como se alimentar os seres mais poderosos se entregavam à própria morte, com esses o tempo foi gentil, protegeu a todos os envolvendo em mansoléis de cristal e varias camadas de rocha. Assisti todas essas mortes sem poder fazer nada, a falta de sol me impedia de pensar, no meio de tão cruel inverno éramos apenas troncos de madeira. E assim acabou a era dos poderosos repteis, restando apenas seus netos, seres tortos e rastejantes.

O sol voltou, assim como toda a vida na Terra, minhas raízes já estavam fundas o suficiente para saber o quão grave e doloroso fora o processo de renovação que o planeta se propôs a sofrer, minha casca agora era profunda e dura o suficiente para sentira os ventos da mudança. Das cavernas onde os poderosos dinossauros foram enterrados, surgiu um estranho animal. Andava sobre duas patas, não tinha garras ou presas e seu corpo não possuía pouco pelo. Aquele era o Homo Sapiens, o único animal abençoado com o dom da sabedoria. Com esses olhos velhos e falhos que possuo agora vi os humanos vagarem junto com o vento e as estações do ano. Os vi domando animais e plantando cevada. 


Seus primeiros anos foram abençoados. Suas crianças subiam em meus galhos e comiam meus frutos, que eu oferecia com muita honra e orgulho, afinal fora essa a incumbência dada a mim pelo altíssimo. Suas fêmeas esfregavam seus seios rígidos e volumosos em minha casca, um de seus xamãs me disse que acreditavam que aquilo poderia fertiliza-las para serem agraciadas com um filho. Vi Deuses nascerem e impérios caírem.

Mas a doença do mundo começou quando o homem descobriu o poder do ouro, por ele matou o que foi plantado e queimado o que foi erguido. Guerras foram travadas, acordos feitos e desfeitos, casamentos realizados e vendetas executadas. Por causa do brilho do ouro o homem começou a matar minha espécie. Lanças, escudos, arcos e flechas foram feitos para semear a violência e a ganancia assim como catapultas, bestas e etc.

Quanto mais o ser humano evoluía mais destrutível ficava, vi varias de minha espécie deixar de existir, assim como varias outros animais. Senti saudades dos tempos em que Deus caminhava entre nós, dos tempos em nós, às montanhas e as águas dominávamos o planeta, da relva que como um enorme tapete verde coloria os campos e revestias as florestas. Agora o homem enchia de enormes prédios feitos de rocha, e animais sanguinários cobertos de aço cavalgavam por entre os campos Essa época foi tão terrível que preferimos ser apenas arvores, mergulhamos tão profundamente em nossos pensamentos que viramos apenas folhas mortas e madeiras.

Eu acordei novamente quando ouvi um enorme estrondo vindo do oriente. O mundo estava sendo comandado pelo caos. Minha tão querida selva cheia de animais pastando e riachos cristalinos foram substituídos por enormes arvores de concreto e animais feitos de aço.


Minhas irmãs haviam sumido, já não éramos tão numerosas, na verdade a cada dia que passa nosso numero diminui cada vez mais. Em breve deixaremos de existir. Por isso eu sei! Logo chegará a minha vez. 




Plínio Rezende










Leia mais contos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

leia tambem