domingo, 8 de junho de 2014

Fios de prata - Reconstruindo Sandman


“Tu inspirastes Rowling e foi nas terras de Morpheus que se moldou Hogwarts. Tu inspirastes Tolkien e foi nas terras de Phantasos ques se anexaram as extenções da Terra-Media. Tu inspirastes Lovcraft e em minhas terras se fixo Miskatonic. Então e te pergunto com sinceridade anjo até onde vai a tua vontade de ser coadjuvante em um mundo de formas e pensamentos?”



E dessa intrigante forma inicio esse texto, que por mais profunda que seja analise critica ou seja lá o que for esse texto, não passará para você um quarto da grandiosidade deste livro. “Fios de prata- Reconstruindo Sandman” autor Raphael Draccon. Publicado pela editora Leya. Compilado em trezentas e cinquenta paginas maravilhosas e envolventes.

A experiencia de ler Fios de prata foi totalmente nova. Por que? Porque ao contrario dos outros livros que já li esse eu conheci primeiro o autor. Não, infelizmente não tomamos um café enquanto falávamos de filmes e artes marciais, coisas apreciadas tanto por mim quanto por Draccon. Bom, após assistir suas palestras fui procurar mais sobre ele nas “internets”. A história dele é tão incrivel quanto as que ele cria. Seu primeiro livro “Dragões de eter- caçadores de bruxas” foi escrito logo ou um pouco depois do término da faculdade de cinema, mas o roteiro já estava pronto antes. Esses dois fatos são muito interessantes pois o autor diz que seguiu por esse caminho graças ao lendario Bruce Lee. Draccon fizera uma promessa a si mesmo. Ele se tornaria escrito, mestre em artes marciais e trabalharia com cinema. Ele já cumpriu essa promessa e ainda nem tem cabelos brancos.

Volando a “Dragoes de eter” Raphaels falou em varias entrevistas que em sua primeira serie ele queria resgatar sentimentos perdidos de um geração criada com merthiolateque ardia e caverna do dragão. Trazer a poesia visual de Final Fantasy e diversas outras referencias. Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler essa serie, mas percebo que esses sentimentos se tornaram uma grande característica do autor.

Tenho a impressão que se eu pudesse me infiltrar nas linhas dessa história me sentiria submeço, como se estivesse mergulhado nas camadas mais profundas do sonhar. É essa a atmosfera encontrada no livro, um mundo feito de Eter e luz.

O livro conta a história de Mikail Santiago, o aAllejo. Aqui você leva um referencia do mundo pop de graça. Allejo como é popularmente conhecido é o pequeno Neymar no universo de Fios de prata. Não, ele é melhor que o Neymar, ele joga quase que divinamente. De uns tempos para cá, ele começou a ter sonhos reais de mais, pesadelos para ser mais especifico. Nesse meio ele conhece uma garota bacana e tals. Mas Mikail é uma importante peça no perigoso embate que se iniciou nas terras de Hypnos, O deus do sonhar, entre ses três filhos: Morpheus, Phantasos E Phobetor. Allejo é obrigado a emprender a mesma jornada que fez o personagem de Dante Alighieri. Ele vai até o inferno para salvar a mulher que ama.

Se comparace os estilos de escrita de draccon com Cornwell diria que o autor brasileiro é um espadachim que luta com agilidade e leveza e Cornwell seria igualmente mortal, mas ele apostaria na força e não na técnica, claro que ambos são ótimos. Não sei se consegui ilustrar de forma correta. Em palavras mais simples diria que Draccon tem um linguajar simples, flexível ao mesmo tempo que trata de assuntos profundos do mundo real como a fome, ordem social e até mesmo de fé. Ao mesmo tempo em que ele desenvolve maravilhosamente sobre esse assunto sério você consegue perceber as pinceladas fantásticas do universo criado pelo autor.

È um livro poético.

Em “ Anjo da morte” Sphor cita varia letras e nome de musicas. Em fios de prata também acontece isso o diferencial são as pequenas notas de rodapé com a tradução das canções(claro que é um diferencial para “capiais” iguais a mim que não sabem ler no idioma da rainha).
Sauth Parck tem um episodio que se parece muito com o livro só que muito mais palhaçada, mas assista-o logo que terminar de ler isso dará um ar mais engraçado a sua experiencia.

________________________________________

Leia as outras resenhas!!
______________________________________

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Gostei muito da sua resenha e da forma como expressou sua relação com a leitura desse livro e falo isso por ter Fios de Prata como um dos meus livros favoritos por vários motivos. Diria que um deles é pelo fato de sempre curtir histórias de heróis, seja na mitologia grega (fonte na qual esta obra bebe e muito) ou nas histórias em quadrinhos. Talvez seja por isso que essa leitura me pegou tanto. Não sei, rs. Mas curti praticamente cada referência, principalmente como ele encerra com chave de ouro, o que pra mim foi sensacional.

    Aproveitando o espaço, gostaria de convidá-lo para conversamos mais sobre o livro no blog Leituracast pois publiquei hoje um podcast sobre ele. Sinta-se a vontade para comentar lá também. Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Vlw ai Marcus!
    É sempre prazeroso discutir boas historias.
    sucesso la no leiturascast muito bom o blog.

    ResponderExcluir

leia tambem